GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 
 

 

 

 

Jornal Rede Metrópole Litoral: 21/02/2024

PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA LULA



 
 

    

     Deputados da oposição reforçaram ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o pedido para que o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avance na Casa Baixa. O processo se dá após fala do petista comparando as ações de Israel em Gaza ao Holocausto. No domingo (18), congressistas divulgaram uma lista de assinaturas a favor do impeachment do presidente. Na terça (20.fev), a deputada Carla Zambelli (PL-SP), autora do pedido, disse já contar com 122 assinaturas. O documento, entretanto, ainda não foi protocolado. Ela afirmou que a ação deve ser feita na 4ª (21.fev), pois ainda “há deputados que desejam assinar o pedido”. A deputada afirmou que irá conversar com a Bancada Evangélica e Católica sobre o assunto.

     Para que um requerimento de impeachment comece a ser analisado pelo Congresso, é necessário que seja apresentado formalmente à Câmara. Depois, cabe ao presidente da Casa receber o pedido e decidir se lerá o texto em sessão no plenário. Cumpridos esses passos, o requerimento é despachado para uma comissão especial.

     São 122 os deputados federais que assinaram até a manhã da terça-feira um requerimento que pede o impeachment do presidente Lula. Para os envolvidos no pedido, a fala de Lula se enquadraria em crime de responsabilidade contra a existência política da União por “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

     Além dos partidos de oposição, também assinam o documento parlamentares de siglas que tem ministérios no governo Lula, como União Brasil (ministérios da Comunicação e Turismo), PSD (ministérios da Agricultura, Minas e Energia e Pesca) e MDB (Cidades, Planejamento e Transportes).

     “Esse pedido não é ideológico, é um crime de responsabilidade que aconteceu de fato. O Brasil, infelizmente, está de portas abertas para o terrorismo” disse Zambelli.

    

 

Fonte: CNN Brasil, Poder 360, O Globo

 

 

LEIA TAMBÉM


 

   
   

Comparação polêmica de Lula:

Lula compara as ações de guerra de Israel à campanha de Hitler em meio ao holocausto. Declarações causam reações imediatas e "ultrapassam linha vermelha", segundo Netanyahu.

 
   
 

 

Brasil envia 125 ton. de alimentos à Cuba:

Decisão do Governo Federal gera indignação na oposição, visto que, em 2024, 3,7 milhões de brasileiros foram cortados do programa Bolsa Família.

 

 

 

    

 

 
   

 

 

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97