GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 
 

 

 

 

Jornal Rede Metrópole Litoral: 03/09/2025

Fotos: Reprodução Internet

 

MORRE MINO CARTA, IMPORTANTE JORNALISTA BRASILEIRO:



 
   

 

 

 
 

    

     O jornalismo brasileiro perdeu nesta terça-feira, 2/09/2025, um de seus personagens mais marcantes. Demetrio “Mino” Carta, fundador de algumas das principais revistas e jornais do país, morreu em São Paulo aos 91 anos, após semanas de internação.

     Dono de uma trajetória que atravessou mais de seis décadas de imprensa, Mino redefiniu a linguagem jornalística e construiu veículos que formaram gerações de leitores e profissionais.

     Considerado uma das figuras mais influentes do jornalismo brasileiro, fundou e dirigiu algumas das publicações mais importantes do país, como as revistas Quatro Rodas, Veja, Isto É e Carta Capital, além de ter sido uma peça-chave na criação do Jornal da Tarde. Sua carreira foi marcada pela inovação editorial, por uma postura crítica em relação ao poder e por uma forte oposição à ditadura militar brasileira.

     Nascido em Gênova, na Itália, em 1933, chegou ao Brasil ainda jovem, em meio às conseqüências da Segunda Guerra Mundial. Logo cedo mergulhou no universo da escrita e encontrou no jornalismo sua vocação.

     Aos 16 anos publicou seus primeiros textos e, poucos anos depois, já estava envolvido em grandes projetos editoriais. Sua carreira foi marcada pelo espírito inovador e pela coragem de enfrentar os poderes constituídos, mesmo durante a ditadura militar brasileira, quando denunciou casos de tortura na Veja e sofreu interrogatórios por isso.

     Mino Carta foi um jornalista de posições políticas marcadas - Amigo pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva, foi o responsável por convencê-lo a participar do comício das Diretas Já, a pedido de Ulysses Guimarães e Franco Montoro. Foi um crítico contundente da Operação Lava Jato e do juiz Sergio Moro, e qualificou o impeachment de Dilma Rousseff como "o pior golpe que o Brasil sofreu". Embora normalmente alinhado às posições históricas do Partido dos Trabalhadores (PT), Mino teve também diversas discordâncias com as políticas econômica e ambiental dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, além de ter sido muito crítico em relação a decisão de conceder asilo político a Cesare Battisti, do qual era um dos mais ferrenhos opositores.

     Mino Carta foi casado com Maria Angélica Pressoto, que morreu em 1996, e teve dois filhos: Gianni (1963–2019) e Manuela Carta, ambos jornalistas. Mino Carta deixa não apenas uma obra editorial robusta, mas também a lembrança de um jornalista que ousou sonhar com uma imprensa livre, crítica e comprometida com a democracia.

     O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou pesar pela morte do amigo e decretou três dias de luto oficial. “Recebi com profunda tristeza a notícia da morte do meu amigo Mino Carta.

 



Fonte: Fundação Perseu Abramo

    

LEIA TAMBÉM


 

 
        Em representação ao presidente do Tribunal de Contas da União, Lucas Rocha Furtado, sub-procurador geral do Ministério Público,  solicita nova abertura do prazo para recebimentos de propostas.
Começa a novela do túnel Guarujá X Santos:
 

 

 
 

 

   
   

Falta de água em Guarujá e a Cava da Pedreira:

O sofrimento dos munícipes que não tem água para suas mais básicas necessidades diárias, em meio à burocracia de um projeto que resolveria o problema de uma vez por todas.

 
   
  Operações militares contra cartéis de drogas:

EUA acusam Maduro de liderar cartel e lança recompensa de U$ 50 milhões por sua captura. Venezuela mobiliza cerca de 4,5 milhões de milicianos para suposto confronto.

 

    

 

 
   

 

 

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97