GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 
 

 

 

 

Jornal Rede Metrópole Litoral: 12/10/2025

Fotos: Reprodução Internet

 

PALESTINOS RETORNAM PARA SUAS CASAS:



 
   

 

 

 
 

    

     Munidos de esperança e com a vontade de reconstruir suas vidas, milhares de palestinos retornam para casa, neste sábado (11/10). No segundo dia de cessar-fogo, famílias seguem em direção à Cidade de Gaza pela estrada principal que vai até o território com seus pertences. Apesar do cenário de destruição, eles saem dos acampamentos improvisados no sul do território e mantêm a jornada para o norte, muitos a pé.

     Com o cessar-fogo, que entrou em vigor na sexta-feira (10/10), há a esperança de que o Hamas liberte os reféns que ainda estão em cativeiro. A expectativa é que 20 pessoas estejam vivas. Este é o terceiro acordo de trégua desde o início do conflito, mas diplomatas e observadores internacionais afirmam que, desta vez, há maior chance de estabilidade devido à mediação conjunta de Estados Unidos, Egito, Catar e Turquia.

     Com o início da trégua, tropas israelenses recuaram para novas posições, agora ocupando cerca de 53% do território de Gaza. As cidades de Khan Younis e Gaza City, fortemente atingidas por bombardeios nos últimos meses, foram desocupadas, enquanto Rafah permanece sob controle de Israel por abrigar a principal rota de ajuda humanitária. O recuo das tropas israelenses facilitou a volta das pessoas que passaram dois anos em um cerco de bombardeios, fome e destruição. Segundo informações da Defesa Civil de Gaza, por meio de seu porta-voz, Mahmud Bassal, somente na sexta cerca de 200 mil palestinos se deslocaram para o norte do território.

 

 

 

     Segundo agências humanitárias, mais de 1 milhão de pessoas estavam deslocadas internamente na Faixa de Gaza antes do acordo. O retorno é gradual e ocorre com apoio limitado de organizações internacionais, já que parte da infra-estrutura local segue inutilizada.



Fonte: metrópoles/ portalterradaluz.com.br

    

LEIA TAMBÉM


 

 
        Saiba quais as bebidas mais suscetíveis à contaminação. Já são mais de 200 casos suspeitos notificados e 17 confirmados e cerca de 200 mais ainda estão em investigação, por todo o Brasil.
Contaminação por metanol:
 

 

 
 

 

   
   

Falta de água em Guarujá e a Cava da Pedreira:

O sofrimento dos munícipes que não tem água para suas mais básicas necessidades diárias, em meio à burocracia de um projeto que resolveria o problema de uma vez por todas.

 
   
  Novas tecnologias para os bombeiros:

China apresenta um tecido quase indestrutível contra fogo. Capaz de suportar até 1200º C, ele pode revolucionar os trajes de segurança dos corpos de bombeiros em todo o mundo.

 

    

 

 
   

 

 

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97