GUARUJÁ    |     NACIONAL    |     INTERNACIONAL     |     REGIONAL     |     TELEJORNAL     |     POLÍTICA                                                                                                                                                                 

 

 
 
Jornal Rede Metrópole Litoral: 06/03/2023          

 

CONHEÇA O ESCRITOR VICTOR HUGO



 

 
 

    

     Nascido em 26 de fevereiro de 1802 na commune de Besançon, no Doubs, leste da então prestes a ser dissolvida Primeira República Francesa, Victor Hugo foi o terceiro filho de Sophie Trèbuchet (1772-1821) e Joseph Lèopold Sigisbert Hugo (1774-1828), Conde de Siguença, um major que, mais tarde, se tornaria um general do exército napoleônico. A infância de Victor Hugo foi marcada por grandes acontecimentos. Napoleão Bonaparte foi proclamado imperador dois anos depois de seu nascimento, e a monarquia dos Bourbons foi restaurada antes de seu décimo oitavo aniversário.

     Devido à ocupação do pai de Victor Hugo, Joseph, que era um oficial, mudavam-se com frequência e Victor aprendeu muito com essas viagens, enquanto sua mãe era uma radical católica defensora da casa real. Sua mãe acompanhou o marido em seus postos na Itália (onde Joseph Léopold ocupou o posto de governador de uma província perto de Nápoles) e Espanha (onde ele se encarregou de três províncias da Espanha). Cansada das constantes mudanças exigidas pela vida militar, e em litígio com o marido infiel, Sophie separou-se temporariamente de Joseph Léopold em 1803 e se estabeleceu em Paris. A partir de então, ela dominou a educação e formação de Victor Hugo. Como resultado, os primeiros trabalhos de Hugo na poesia e ficção refletem uma devoção apaixonada tanto do rei como da fé. Foi somente mais tarde, durante os eventos que levaram à Revolução de 1848, que ele iria começar a se rebelar contra a sua educação católica e monarquista e em vez disso advogar o republicanismo e o livre pensamento.

     Em 1819 fundou, com os seus irmãos, a revista: "O Conservador Literário", e, no mesmo ano, ganhou o concurso da Academia de Jeux Floraux, instituição literária francesa fundada no século XIV.

    

ALGUMAS OBRAS DE VICTOR HUGO.


 

  Victor Hugo casou-se com sua amiga de infância, Adèle Foucher, em 12 de outubro de 1822, o casamento gerou o desgosto de seu irmão, Eugène, que era apaixonado por Adèle. Em decorrência disso, Eugène enlouquece e é internado em um hospício.

No ano seguinte, a morte do primeiro filho e o fracasso literário do livro Hans da Islândia, que não agrada a crítica, interrompem o período de estabilidade vivido até então. Em 1824 nasce sua primeira filha, Leopoldine.

  

     Victor escreveu diversas obras e concluiu vários trabalhos, dos quais podemos citar: o livros "Odes e Poesias Diversas", "Hans da Islândia", "Notre-Dame de Paris" (Um dos livros mais famosos do escritor, que narra a estória do amor do corcunda Quasímodo pela cigana Esmeralda), "O Último Dia de Um Condenado à Morte", dentre muitas outras. Dentre todas, citamos também a mais importante de todas: "Os Miseráveis" de 1862 - que trata dos problemas sociais da França da época de Napoleão Bonaparte e cita as tragédias das vidas de Jean Valjean, Fantine, Cosette, Marius e Éponine.

 

     A história se passa na França no século XIX, mais especificamente entre 1815 e 1832. Em 1815, ocorreu o fim do Império napoleônico após a Batalha de Waterloo e 1832 é o ano dos motins de estudantes universitários que queriam derrubar o rei Luís Filipe I.

     Na adaptação cinematográfica do musical Os Miseráveis de 2012, dirigido por Tom Hooper, o personagem Gavroche apresenta a Paris da época, caminhando entre os mais próprios e a situação miserável do povo.

 

 

     Victor Hugo era poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista, romancista e ativista pelos direitos humanos; ele faleceu em 22 de maio de 1885. De acordo com seu último desejo, seu corpo é depositado em um caixão humilde que é enterrado no Panthéon.

       

LEIA TAMBÉM


 
 

 

 

 

 

 

Salvador Dalì:

Feliz Aniversário Salvador Dalì. Conheça um pouco mais deste importante e excêntrico artista.

   
 

Dia do Rock.

Dia Mundial do Rock. A data celebrada anualmente, foi escolhida em homenagem ao Live Aid, de 13 de Julho de 1985.

 

 
   

 

 


 

 
 

  MAPA

 
     
   

Guarujá

Nacional

Regional

Internacional

Política

Turismo Guarujá

Turismo Região

 

 

 

 
 
 

  INSTITUCIONAIS

 
     
   

Parceiros

Quem Somos

Telejornal

Produtos

Trajetória

 

 

 

 

 

 
 
 

  ATENDIMENTO

 
     
   

Fale Conosco

Divisões

Privacidade

Editorial

 

 

 

 

 

 

 
 
       
       
       
       
       
       
 

R. Nunes - Serviços em Tecnologia & Jornal Rede Metrópole Litoral

CNPJ: 12.923.273/0001-97